share on:

Na segunda-feira fui convidada para um almoço muito especial para degustar o Presunto Ibérico Pata Negra Premium da marca Josep Llorens. O evento aconteceu no restaurante New York que estava lindíssimo para o evento.

jamoniberico01

O salão consegue fazer parecer que estamos no palácio de um rei, sem perder a modernidade. É lindíssimo!

jamoniberico02

Além da decoração linda, ainda há um jardim de inverno proporcionando um verde no ambiente que ficou incrível. Um dos lugares mais bonitos que já estive aqui em Porto Alegre, com certeza!

jamoniberico06

Enquanto esperávamos todos os convidados chegarem, foi servido alguns presuntos curados e salames temperados para irmos degustando. Nessa hora eu já pensava, se estes são tão bons, imagina o Pata Negra Premium?? Não imagino!

jamoniberico07

Outra entrada que me surpreendeu foi esta com queijo parmesão e ovas de salmão. Achei que o sabor forte das ovas ia estragar tudo (pois não gosto delas nenhum pouco) mas junto com o queijo ficou algo totalmente sensacional! Incrível!

jamoniberico03

Logo em seguida iniciou a cerimônia da abertura do presunto. Antes, o embaixador da marca, Josep Ramón Llorens, explicou o porque deste presunto ser tão especial. Ele é o único alimentado exclusivamente de Bellota que é uma fruta da região ibérica, parecida com uma noz. Os animais são descendentes de javalis, vivem numa área de 20m² por animal e não recebem nenhum outro complemento alimentar além da Bellota. Eles são abatidos com aproximadamente 24 meses, já pesando cerca de 180kg.

jamoniberico09

O processo de curação do presunto leva 5 anos e é realizado em adegas naturais. Segundo eles, é um produto de elevada qualidade nutricional pois acumulam ácidos oleicos, vitaminas e antioxidantes naturais.

Depois de desembalar, o embaixador faz pequenos furos na peça para, através do cheiro, verificar e atestar a qualidade do presunto.

jamoniberico11

Depois da limpeza da parte externa da peça, o presunto é fatiado e já pode ser consumido. Na foto acima podemos ver as Bellotas!

jamoniberico12

E depois de muito esperar, voilà! O tão aguardado presunto chegou à nossa mesa. E não deixou ninguém decepcionado! É simplesmente diferente de qualquer coisa que eu já tenha experimentado. Muito diferente do presunto parma que tem um sabor forte, este é suave, tem uma textura macia e um cheiro magnífico! Acho que nunca mais vou gostar de outro presunto, hahaha!

jamoniberico13

Depois de muito presunto foi inciado o almoço que abriu com esta lindíssima entrada de  alho poró com molho de presunto ibérico. Além de linda estava muito gostosa! O alho poró bem crocante e o molho numa textura bem diferente, parecendo um creme oleoso. Muito gostoso!

jamoniberico14

Como prato principal um bacalhau mousseline de grão de bico, migas de chouriço e pisto de manchego. O pisto é uma fritada de pimentão, tomate, cebola, ovos e outros alimentos.  Estava muito saboroso e combinou muito bem com o bacalhau! Fantástico.

jamoniberico16

E para finalizar todo o evento com chave de ouro um Petit Gateau com sorvete de maracujá simplesmente lindo e fantástico. Foi difícil comer um só! Teve alguns amigos da mesa que inclusive repetiram a sobremesa, mas não vou dedurar, hahaha.

Se quiser saber mais sobre o presunto da Josep Llorens, acesse os site!

share on:
Julia Soares

Julia Soares

Administradora, cursando pós em Gestão em Gastronomia. Adoro comer bem, ir ao cinema e qualquer coisa originária do Japão, desde a comida às artes marciais.

1 Comment

Leave a Response