share on:

A gastronomia de Porto Alegre foi agraciada com um restaurante de peso que desafiará a concorrência de seu nicho. O Abbraccio é uma franquia com diversas unidades no Brasil, sendo o parente italiano do Outback.

Fui recepcionado por um pão quentinho e azeite temperado com ervas para abrir o apetite, cortesia da casa. A massa era leve e o azeite estava saboroso. Adoro esse tipo de entrada.

Aproveitando que estava quente, pedi uma sangria com frutas cítricas. Delícia! Um vinho branco ou frisante resfriados vão sempre bem, super refrescante. Outra cortesia da casa é uma garrafa de água filtrada.

Como entrada “principal” petisquei o Arancini, bolinhos empanados de risoto com linguiça tipo italiana e pimentões. Estavam crocantes e lembram um bolinho de arroz bem temperado.

Não é sempre que tenho a chance de comer mexilhões, vejo eles na paella anual da minha família e olhe lá. Ainda mais na concha. Posso dizer que comeria de novo o Cozze in Bianco (mexilhões cozidos no vapor de vinho branco, manjericão, alho e cebola, servido com o molho Specialitá). A textura da carne não é a minha favorita, mas o tempero é o que dá o TCHAN.

Quem me conhece sabe que eu adoro uma salada com vários legumes, grãos e um toque de azeite. Por isso, fiquei curioso em experimentar a Insalata Toscana com frango grelhado ou camarões, morangos, cebola roxa, nozes, tomate, queijo gorgonzola, folhas verdes e vinagrete de morangos. É uma salada com vários sabores e texturas. Aprovadíssima. Vou pegar a dica dos morangos e nozes e acrescentar na minha. hehe.

Seria um pecado não experimentar um prato mais característico da cozinha italiana em um restaurante italiano. Então provei o Polpettone con Polenta (polpettone crocante por fora, recheado com mozzarella, coberto com molho pomodoro, acompanhado de polenta cremosa) e pedi para o garçom ralar um queijo extra na polenta, porque… why not? A polenta estava muito boa, ainda mais com o molho e o popettone superou minhas expectativas.

E por fim, as sobremesas. =D A primeira, o Mini Cannoli (Tradicional massa italiana crocante, recheados com creme de queijo ricota e gotas de chocolate, polvilhados com açúcar de confeiteiro e pistache), se destaca pela crocância da massa e por ter um bom equilíbrio de doçura. O Tiramisú (Biscoitos tipo italiano embebidos em café com licor de Amaretto, camadas de creme de mascarpone com rum e licor de café, cobertos com raspas de chocolate meio amargo) é mais doce, mas em um bom sentido e bem molhadinho. Bem bom.

O ambiente é aconchegante, tem um espaço reservado para eventos e, em breve, terá um deck para essa linda Forno Alegre. Adorei o novo restaurante, gostei muito da experiência e recomendo aos gastroterapeutas a aventurarem-se lá.

O Abbraccio Cucina Italiana fica Av. Praia de Belas, 1181, no shopping Praia de Belas em Porto Alegre. Curta a página no facebook.

share on:
Rodolfo Walber

Rodolfo Walber

Adoro comer bem, experimentar lugares e comidas diferentes. Gosto de mangás, animes, games e tabuleiros, enfim essas coisas boas da vida.

Leave a Response