share on:

A Revista Expansão está promovendo um concurso muito especial! O Novos Talentos – Gastronomia será transmitido exclusivamente pelo Canal no YouTube da revista.  No programa 12 chefs vão competir pelo título de Chef Revelação do RS! E a parte mais legal é que euzinha aqui sou uma das juradas dessa disputa! Uma honra que quero compartilhar com todos vocês aqui! A cada novo episódio vou contar tudo para vocês dos bastidores! 

O vídeo acima apresenta os participantes e o primeiro episódio está aqui:

Os competidores Nícolas Magalhães e Felix Benito compraram seus ingredientes no Rissul para apresentar um prato exepcional para nós jurados. Eles apenas não contavam com o ingrediente surpresa: massa.

Foto: Rodrigo Farias

Depois da revelação os rapazes partiram para a cozinha. Eles já tinham seus pratos definidos e nenhum deles levava massa! Tempo de improvisar.

Foto: Rodrigo Farias

Apesar de terem tido bastante tempo para preparar os pratos e pensar bastante, nenhum dos dois decidiu mudar sua idéia inicial. Os dois preferiram “dar um jeitinho” e inserir a massa no prato que já tinha sido planejado.

Foto: Rodrigo Farias

Logo chegamos na parte mais aguardada! Degustar os pratos dos competidores. Primeiro foi a vez do Félix que serviu uma bisteca suína, repolho roxo na redução de azeite balsâmico, purê de beterrabas, massa e confit de tomatinhos cerejas.

Foto: Rodrigo Farias

Apesar de colorido bonito, o tamanho do corte da bisteca era muito grande, acabando com a harmonia do prato. Além disso, um corte tão grande é difícil de ficar suculento. O ponto forte foi o repolho roxo refogado que estava delicioso!

Foto: Rodrigo Farias

Em seguida foi a vez do Nícolas que nos serviu língua bovina com crosta de castanhas de cajú, molho demi glace, purê de cenora, cebolas brulé e brotos de alfafa.

Foto: Rodrigo Farias

Um prato bem diferente do primeiro, extremamente delicado. A língua é bem difícil de ficar com uma textura interessante, mas o Nícolas conseguiu isso misturando com a castanha de cajú. Achei muito corajoso da parte dele, podendo escolher qualquer carne nobre no mercado, escolher uma opção mas difícil. O maior problema foi a massa: onde está a massa?? Ele colocou em pequenos pedaços dentro da cebola.

Foto: Rodrigo Farias

Até questionei o Nícolas se esse era o plano dele desde o início e ele confirmou. Não quis alterar para encaixar a massa, apesar de que com os ingredientes que ele dispunha não seria difícil inserir a massa de uma maneira mais interessante.

Foto: Rodrigo Farias

Depois de provar os dois pratos, deliberamos o vencedor do duelo com base nos seguintes critérios: apresentação do chef, organização, apresentação do prato, sabor, técnica e criatividade.  Para saber quem levou a melhor não deixe de ver o episódio 😉 E não deixe de se inscrever no canal da Revista Expansão para ver os próximos episódios! Serão mensais!

share on:
Julia Soares

Julia Soares

Administradora, cursando pós em Gestão em Gastronomia. Adoro comer bem, ir ao cinema e qualquer coisa originária do Japão, desde a comida às artes marciais.

Leave a Response